Resenha Livro "Sapiens"
- Fabiano Engracio
- 25 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Livro: Sapiens - Uma breve história da humanidade Escritor: Yuval Noah Harari @yuval_noah_harari Editora: L&PM @lepmeditores

Considerável esforço de abreviar a história do homem na terra em um livro de um pouco mais que 400 páginas. Paradoxo ou ironia? Não sabemos.
A 32° edição deste livro aborda temas e ilustrações que nos coloca em uma linha do tempo imaginária, evolutiva e autoexplicativa.
Entenda, somos a espécie sábia do gênero Homo (Homo Sapiens) talvez tivessem existido 6 espécies de humanos anteriores à nossa. Essas informações trazem a tona conceitos darwinistas sobre evolução e adaptação, sobre seleção natural.
O tamanho do cérebro, a alimentação e o acasalamento estão grifadas em nossa mente quando abrimos esse leque para tratarmos deste assunto.
O autor é inteligente, escreveu o livro com convicção, não titubeou nem tropeçou em suas próprias palavras, tão pouco se contradisse.
Alguns conceitos do livro abriu minha mente e me fez entender coisas outrora místicas e utópicas, enquanto outros ainda nem digeri. O importante é que ele em seu estimado estudo, pesquisa e elaboração desta obra propôs trazer à luz as informações necessárias para dissipar a ignorância e algumas mentiras contadas em um roda de amigos num bar ou até mesmo dentro de instituições de respeito.
O comportamento da fauna e flora está ligado ao nosso, às nossas respostas e interações. A ficção é algo tão importante para nós que há séculos a inserimos em nossa rotina e nem percebemos. Uma empresa é o que? Seus funcionários? Seus bens? Seu dono? Sua fábrica? Não. Tudo isso pode acabar e ainda sim a empresa estará de pé. A empresa é o produto da nossa imaginação coletiva, algo que você acreditou que existe, uma ficção jurídica.
E que outras coisas você acredita mas que não passa de uma história muito bem contada? Por isso os estelionatários nunca vão parar, as empresas de pirâmide nunca vão deixar de lutar para convencer você a "investir" e ficar rico em meses.
Não dá pra falar sobre 1/10 do livro aqui, corre logo e vai comprar o seu. Também preciso comprar o meu, este fora emprestado pelo ilustre @luccabeca
Aliás, obrigado meu caro amigo! ♥️📚
Comentarios